Limpeza e Higienização de Reservatórios de Água

Agua potável é aquela que pode ser consumida pelos seres humanos, sem prejuízo à sua saúde e,para tal, ela deve apresentar características sanitárias e toxicológicas adequadas e estar isenta de organismos patogênicos e de substâncias tóxicas, afim de prevenir danos à saúde e favorecer o bem estar das pessoas.

(Organismos patogênicos são aqueles que transmitem doenças pela ingestão ou contato com água contaminada por bactérias, vírus, parasitas e protozoários).Nesse contexto é que se aplica a importância da limpeza e desinfecção rotineira dos reservatórios de água que deverá ser realizada a cada seis meses, e sempre que houver suspeita de contaminação da água tanto por substancias químicas quanto por animais que podem se abrigar em seu interior, como roedores, baratas,pombos e mosquitos.

A análise bacteriológica de amostras de água do reservatório é o procedimento mais eficaz para se verificar a qualidade da água destinada ao consumo humano e deve ser providenciada sempre após cada limpeza ou quando houver suspeita de sua qualidade. Esta análise indica a contaminação ou não da água por germes do grupo Coliforme.

Os coliformes constituem um grupo de bactérias, que por reunirem um conjunto de características próprias, foram internacionalmente consagradas como indica dores bacterianos de poluição.

São encontrados em grande quantidade nas fezes humana se de animais de sangue quente, podendo algumas espécies ser encontradas em ambiente natural. Sua presença na água indica a contaminação desta por fezes ou esgoto sanitário, podendo conter microorganismos nocivos à saúde.

É importante saber que a limpeza, higienização e coleta de amostras dos reservatórios serão executadas, exclusivamente, por pessoas jurídicas (empresas) licenciadas pelo Inea, quando se tratar de prédios públicos ou privados que mantenham reservatórios de água para o consumo humano, não compreendendo as residência suni familiares, conforme estabelece a Lei Estadual nº 1.893, de 20.11.91.

Para todo serviço de limpeza e higienização de reservatórios de água potável deverá ser emitido um Comprovante de Execução de Serviços (CES), que deverá estar afixado em local visível ao público ou aos condôminos, assim como o resultado da análise bacteriológica, que só poderão ser executadas pelo laboratório do INEA ou por laboratórios por ele credenciados.

O CES somente será considerado válido quando houver identificação do Responsável Técnico e estiver acompanhado dos resultados das análises bacteriológicas.

Doenças provocadas pela água imprópria ao consumo humano As doenças provocadas pela água imprópria ao consumo humano se dividem em dois grupos:· doenças de origem hídrica – são aquelas causadas pela presença de substancias químicas em concentrações superiores aos limites máximos permissíveis.

Siga-nos nas Redes Sociais

Receba dicas de como manter sua casa ou empresa limpa e longe das pragas urbanas.